Como evitar imprevistos no orçamento em empresas de varejo na Black Friday que está chegando.

Como evitar imprevistos no orçamento em empresas de varejo na Black Friday que está chegando.

Palavra-chave: Black Friday no varejo.

Confira algumas informações e dicas práticas para evitar imprevistos e até mesmo prejuízo em sua empresa de varejo na próxima Black Friday.

O período de Black Friday é muito importante para o varejo, no entanto, é preciso planejar a data para que o comércio seja beneficiado aumentando as vendas significativamente.

Caso contrário, imprevistos podem ocorrer gerando até mesmo algum tipo de prejuízo no faturamento. Nós elencamos algumas informações úteis para evitar os imprevistos que podem ocorrer na data.

🟡 Panorama geral do impacto nas vendas no varejo durante a Black Friday no Brasil:

Para as empresas de varejo, a data comemorativa é uma grande oportunidade. Prova disso é que, mesmo 2020 sendo um ano atípico por causa da pandemia, a expectativa era de aumento de 27% em vendas quando comparado ao ano anterior, segundo dados da Ebit Nielsen.

A data também é importante para as lojas virtuais, que aproveitam o período promocional para esvaziar seus estoques e eliminar produtos encalhados.

Obviamente, todo esse movimento gera a necessidade de planejamento e organização, visando que a empresa possa oferecer uma boa experiência para seus consumidores e possa aproveitar o período para ter lucros significativos.

🟡 Veja como a sua empresa de varejo pode se preparar para a Black Friday sem imprevistos:

Elencamos algumas dicas para que sua empresa tenha um bom faturamento, evitando imprevistos no período!

◼ Fique atento na margem de contribuição na precificação:
Utilizar o método de precificação correto para garantir uma margem de lucro bruto que seja positiva para seu negócio, é um cuidado importante em períodos de promoção.

O cálculo deve ser de: margem de contribuição = valor de venda – custos e despesas variáveis. Se o desconto é muito agressivo, é possível que o valor de venda não supere os custos e despesas variáveis fazendo com que as vendas não sejam benéficas para o caixa da empresa.

◼ Controle seu capital de giro:
Muitas empresas de varejo vendem e não são lucrativas, por causa da falta de análise do capital de giro.

Observar o tempo médio do produto em estoque, prazo de pagamento de fornecedores e prazo de recebimento de clientes são aspectos importantes para não ter dinheiro parado em sua prateleira.

Ter um controle eficiente de seu capital de giro, negociando o pagamento de fornecedores, comprando apenas o suficiente e trabalhando a antecipação de recebíveis facilita justamente o controle de capital de giro. Possibilitando que a empresa seja lucrativa o ano inteiro.

◼ Crie promoções eficientes:
A Black Friday não é um momento apenas para dar descontos sem efetuar os cálculos necessários! É importante oferecer benefícios consistentes para motivar a venda em grande volume.

O e-commerce, por exemplo, costuma oferecer frete grátis para quebrar a barreira que faz o cliente colocar o produto no carrinho e desistir da compra. No comércio presencial também é preciso usar essa lógica para criar promoções eficientes, como o desconto progressivo.

Motivando seus clientes a efetuarem compras que são significativas e que geram lucro para a empresa pela venda em grande quantidade. A apresentação dos produtos e das vantagens oferecidas naquela data específica, são fatores cruciais para aumentar as vendas.

🟡 Aproveite a Black Friday para vender os produtos parados no estoque:

A Black Friday é uma ótima oportunidade para expor de forma atrativa todos os itens que estão parados em seu estoque ao longo dos últimos tempos.

É comum que alguns produtos não tenham a performance de vendas que a equipe de compras esperava. No entanto, o erro consiste em não saber como lidar com os itens para que eles saiam do estoque.

Apresentar os produtos em conjunto com outros itens para que os encalhados sejam mais interessantes aos olhos do consumidor final, é um fator que ajuda a aproveitar o movimento na loja para eliminar itens que estão acumulando poeira no estoque.

Não basta apenas dar um desconto agressivo para que o produto chame a atenção. A forma como o item está disposto na loja, como é apresentado nas redes sociais e por seus vendedores durante a abordagem de seus clientes, ajuda a esgotar itens que não vendiam.

Portanto, é interessante que toda a equipe analise o estoque, faça compras estratégicas e monte conjuntos de produtos que possibilitem o esvaziamento do estoque.

Ao mostrar soluções para seu cliente, se torna muito mais fácil escoar um produto. O grande segredo consiste justamente em tornar todos os itens da empresa mais atrativos para o seu consumidor final.

🟡 Tenha um controle eficiente do seu estoque:

Ter eficiência no seu controle de estoque é fundamental para que as vendas possam ocorrer em grande volume. Saber quais são os produtos mais procurados e misturá-los aos que estão encalhados oferecendo um mix de produtos atrativo é peça chave do sucesso de datas como a Black Friday para empresas de varejo.

Para esse controle ser tão eficiente quanto o necessário, ter um software de gestão será indispensável. Garantindo que toda a administração de seu estoque possa ser feita com a máxima eficiência, para que seus clientes sejam impactados positivamente pela disponibilidade dos produtos que eles desejam adquirir. Aumentando assim, o volume de suas vendas em datas comemorativas.

🟡 Controle de forma eficiente sua empresa de varejo durante a Black Friday e garanta o sucesso em suas vendas com o software da LC SISTEMAS!

A LC Sistemas oferece um software completo para empresas de varejo conseguirem sucesso no controle de estoque e administração da empresa.

O que resulta em melhores oportunidades, bem como, aproveitamento máximo de eventos como a Black Friday. Todas as empresas de varejo precisam de bons sistemas de gestão para que seja possível ter um gerenciamento assertivo da empresa.

Possibilitando ótimos resultados em datas comemorativas, eventos e dias de promoção.

O Software da LC Sistemas é justamente o auxílio que pode estar faltando para sua equipe ter a melhor performance. O sistema ERP possui: PDV Frente de caixa, orçamento (pré-venda), pesquisa de estoque por empresa e muito mais!

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