Estratégias em força de vendas para distribuidoras de pequeno a médio porte: Veja como potencializar os resultados

Estratégias em força de vendas para distribuidoras de pequeno a médio porte: Veja como potencializar os resultados

Compreenda como otimizar a sua força de vendas e potencializar os resultados de distribuidoras de pequeno e médio porte com técnicas efetivas.

Aparentemente simples e comum, a força de vendas é um setor que esconde alguns segredos que podem abrir novos caminhos para seu negócio!

Melhorar a força de vendas não significa diretamente vender mais. Na realidade, consiste em métodos capazes de estruturar o setor comercial para que todos usem técnicas alinhadas e isso demanda um tempo.

A força de vendas possibilita conquistar melhores resultados financeiros, e, para isso, é necessário que todos os vendedores estejam familiarizados com essa metodologia, para atuarem com boas práticas que possibilitam aumento de produtividade na empresa.

Além disso, deixar de investir em estratégias inteligentes de força de vendas, pode fazer com que o seu negócio não cresça como gostaria e a longo prazo, pode representar a falência da sua distribuidora.

QUAIS OS PRINCIPAIS OBJETIVOS DE OTIMIZAR O SETOR DE FORÇA DE VENDAS?

A força de vendas é composta por uma equipe que atua diretamente no setor comercial, bem como, através de softwares e aplicações que auxiliam a tornar a equipe mais rápida, precisa e produtiva.

O setor de vendas é fundamental para qualquer empresa.  E investir em melhorias como manter a equipe atualizada, com boas ferramentas de trabalho e constantemente treinada, é indispensável, possibilitando inúmeros resultados, como os seguintes:

1. Saúde financeira

A saúde financeira de toda empresa depende da capacidade da equipe de vendas. É necessário que todos sejam bem treinados e adotem as práticas orientadas pela empresa para vender mais e fidelizar os seus clientes.

A equipe responsável pela força de vendas é a que faz o capital ficar disponível para bons investimentos na empresa, possibilitando saúde financeira e resultados cada vez melhores.

2. Crescimento do negócio

Sem uma força de vendas capaz, bem preparada e com boas ferramentas de trabalho, a empresa não cresce.

Todo negócio que tem como objetivo liderar o seu nicho, precisa investir continuamente na força de vendas, tendo como propósito capacitar todos os profissionais para que consigam sempre ultrapassar as próprias metas e se manterem motivados.

3. Aprimoramento dos serviços

A equipe de vendas tem contato direto com os clientes, sendo responsável por receber e repassar feedbacks.

Assim, é possível aprimorar seu próprio atendimento, bem como, fazer sugestões para que a empresa implemente melhorias capazes de tornar os serviços ainda melhores.

Os gestores precisam dar a devida atenção ao setor, para que seja possível implementar tais melhorias e com isso, alcançar resultados nunca antes vistos na empresa.

QUAIS ESTRATÉGIAS UTILIZAR NA FORÇA DE VENDAS?

Para alcançar os benefícios anteriormente citados, é preciso utilizar as melhores táticas para deixar o setor de força de vendas cada vez mais efetivo.

Elencamos algumas sugestões práticas para implementar em seu negócio, que  auxiliarão na melhoria significativa da performance deste setor, como:

1. Estabeleça processos para o setor

Os membros de sua equipe de vendas precisam atuar com processos funcionais. De modo que compreendam detalhadamente o processo de vendas, consigam implementar a própria liberdade criativa e ofereçam uma boa performance nos negócios.

Para isso, é necessário que o gestor responsável pela criação de tais processos conheça intimamente a rotina de vendas e também conheça cada detalhe dos produtos ou serviços.

Desta maneira, torna-se mais simples otimizar o processo desde o primeiro contato do cliente com o produto ou serviço, possibilitando uma experiência satisfatória e que os consumidores alvo desejem comprar o que a equipe tem a oferecer.

Detalhar demais os processos pode engessar ou dificultar a adesão. O ideal é conhecer a dinâmica para desenvolver um processo simples e prático para que o setor possa implementar.

Desenvolva um processo simples, objetivo e descomplicado que não limite a sua equipe e entregue para todos por escrito em treinamento.

2. Tenha metas específicas

Todas as equipes precisam de metas específicas, relevantes, temporais e mensuráveis. Caso contrário, será difícil manter seus profissionais motivados.

Quando a empresa costuma trabalhar com metas que deixam os colaboradores exaustos, a tendência é que o processo se torne insustentável.

Além disso, é importante perceber que as metas não alcançadas não significam necessariamente que a sua equipe não é boa o suficiente.

Elas podem ser sintomas de objetivos que foram elaborados de forma equivocada. Observe os passos dados por seu time, quais processos falharam e reformule quantas vezes precisar.

Sempre usando seus conhecimentos para ajustar os processos e melhorar a cada vez. Afinal, todos são responsáveis pelos resultados da empresa, não somente os vendedores, como também os gestores que implementam os processos a serem seguidos.

3. Capacite sua equipe

É necessário manter a capacitação de sua empresa em constante processo de evolução. Observe que cada colaborador possui habilidades específicas e desenvolva-as.

Aborde isso em treinamentos, sempre visando potencializar o que cada um tem de melhor para que todo o time seja beneficiado.

Também é importante oferecer treinamentos que visam nivelar a equipe, para que todos possam sair de sua zona de conforto e atuar de acordo com o que a distribuidora espera.

Isso permite o desempenho eficiente do roteiro que foi desenvolvido para otimizar a força de vendas.

Treinar todas as habilidades de seus vendedores é um trabalho de evolução constante para a equipe e para os resultados da distribuidora.

4. Como fazer da tecnologia uma aliada na força de vendas?

A tecnologia é uma grande aliada da força de vendas! Sua equipe deve contar com um software que auxilie a criar estratégias de vendas e potencializar os resultados.

Tendo a rotina de trabalho otimizada por um software moderno, fácil de usar e que facilite o cotidiano de trabalho, resulta em um melhor desempenho dos processos praticados no dia a dia.

Com o software da LC Sistemas, sua equipe consegue ter controle de orçamentos, frente de caixa, tabela de preços para atacado, alteração rápida de preços para a venda e pesquisa eficiente de estoque por empresa.

Além disso, você também pode contar com o aplicativo LC Força de Vendas, o qual permite com que seus colaboradores desenvolvam sua produtividade através de benefícios que otimizem e facilitem suas atividades, como: cadastro e consulta de clientes, realização de pedido de compra, inclusão de descontos e acréscimos nos pedidos e muito mais!

Existe uma série de outras facilidades que tornam o uso do software da LC Sistemas intuitivo, de fácil aplicação e extremamente eficiente para a força de vendas.

Completo, fácil de utilizar e em constante evolução, o software da LC Sistemas é ideal para auxiliar sua equipe a melhorar a própria produtividade.

Aproveite e clique em QUERO UMA DEMONSTRAÇÃO GRATUITA para conhecer tudo que o software da LC Sistemas oferece na prática!

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Share on facebook
Share on telegram
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on email