4 dicas para acertar na escolha do software para o seu mercadinho.

4 dicas para acertar na escolha do software para o seu mercadinho.

Software de Gestão para mercadinho

Tempo de Leitura: 5 minutos

Software de Gestão para mercadinho. Está em dúvida sobre qual software utilizar em seu mercadinho? Esse artigo é para você, dono de mercado de pequeno porte, que quer tornar o seu mercadinho grandioso!

Introdução

No Brasil, as micro e pequenas empresas representam 99% dos negócios, segundo dados do SEBRAE. Esses negócios locais enfrentam grandes desafios, mas são fundamentais para movimentar a economia local, facilitando a rotina de quem vive e precisa dos comércios de bairro.

Com os mercadinhos, o nível de importância não é diferente. Esses pequenos negócios tornam-se pontos de referência em seus bairros, facilitando a vida de quem precisa de seus produtos, estando ao alcance de poucos metros da residência do consumidor.

Apesar de sua relevância, esses mercados de pequeno porte enfrentam grandes desafios, desde a preocupação com obrigações fiscais, tributos, gestão de estoque e de vendas.

O gestor e proprietário de um mercadinho pode “perder o fio da meada” com seu negócio, em meio a tantos processos e, até mesmo, desistir de empreender diante de tantas adversidades.

Como driblar, então, esses desafios enfrentados pelos donos de mercadinhos? Confira, neste artigo, como tornar seu mercadinho a estrela de seu bairro, com muita otimização!

Maiores dificuldades de um mercado de pequeno porte

O pequeno empreendedor no varejo enfrenta grandes dificuldades. Seja ele gestor de um mercadinho, mercearia, hortifrúti ou varejão, gerir um pequeno negócio pode ser mais trabalhoso do que se imagina.

Como gerir o estoque, a entrada e a saída de mercadorias, em um local pequeno e com pouco staff? Como saber o quanto comprar, ou como lidar com mercadorias paradas e com mercadorias de demanda sazonal em um pequeno negócio?

Ter variedade, atendendo às demandas do cliente, em equilíbrio com uma boa gestão de estoque é um grande desafio.

Além disso, há dores de cabeça ainda maiores quando se trata de obrigações fiscais. Quais impostos o seu estabelecimento deve pagar? Como gerir a documentação fiscal mês a mês e como organizar essas informações para manter seu mercadinho dentro das obrigações legais?

São muitas dúvidas que, frequentemente, fazem com que o empreendedor desanime. Entretanto, a gestão de seu mercadinho não precisa ser um problema.

Com um software de gestão adequado, é possível concentrar as principais informações de seu mercadinho e gerir o estoque, as obrigações fiscais, as vendas e todas as informações relevantes para a sua gestão, em uma única plataforma simples, intuitiva e prática.

Confira aqui 4 dicas para enfrentar esses desafios, utilizando um software de gestão adequado em seu mercadinho.

Dica 1 – Estoque

Quem tem um mercadinho, geralmente não tem um espaço muito grande de armazenamento. Isso gera um certo dilema, pois os clientes precisam de variedade e de novidades para estarem sempre consumindo em seu mercado.

Além disso, demandas sazonais podem ser difíceis de gerir sem um sistema de gestão. Por isso, é preciso estar atento à função de gestão de estoque ao escolher um sistema para seu mercadinho.

Com um software de gestão que possua a funcionalidade de controle de estoque, você conseguirá chegar a um meio termo entre espaço disponível para estoque e variedade de itens em quantidade adequada.

Além disso, com a gestão automatizada de estoque e de vendas, será possível averiguar o crescimento ou a diminuição de demanda por determinados itens, acompanhando também demandas sazonais, para que seu mercadinho esteja sempre pronto para atender às demandas de seus clientes.

Dica 2 – Obrigações fiscais

Estar em dia com o Fisco é outro desafio para toda empresa, sobretudo, mercados de pequeno porte, que têm tantas especificações. Lançar as notas fiscais corretamente e emitir para a SEFAZ pode ser complexo.

Na organização de cada estado, um erro no lançamento de notas pode significar uma nota cancelada ou até possíveis dores de cabeça, penalizações e indagações da Secretaria da Fazenda.

Um bom software de gestão como o da LC Sistemas facilita no cumprimento das obrigações fiscais, ajudando no correto preenchimento dos dados, armazenando informações importantes, tornando a transmissão de dados e o cumprimento de obrigações fiscais de seu mercadinho muito mais simples e otimizada.

Dica 3 – Giro de mercadorias

Existem diversos problemas com a gestão de mercadorias em um minimercado. Mercadorias sem giro significam dinheiro perdido pelo empreendedor.

Muitos donos de mercadinho sequer percebem que estão perdendo lucro com mercadorias paradas, pois, fazer a gestão de entrada e de saída, sem um sistema automatizado pode ser muito difícil e ainda beirar o descontrole.

Além disso, muitos empreendedores não conhecem termos técnicos como a curva ABC, por exemplo. Isso faz com que eles foquem na parte de empreender, mas acabam se perdendo na gestão de mercadorias.

Entretanto, mesmo um dono de mercado leigo pode ter uma boa visão de suas mercadorias com um bom software de gestão.

Um bom sistema permite uma análise fácil do giro de mercadorias, além de agilidade de registro dessas informações.

Com isso, você nunca mais perderá dinheiro com mercadorias paradas em suas prateleiras.

Dica 4 – Controle das vendas

Você sabe fazer a projeção de vendas em seu mercado?

Sem a automação tecnológica de um software completo, é comum que donos de mercados de pequeno porte não consigam fazer projeções de venda, de compra, análise de lucratividade e acompanhamento do plano estratégico de crescimento do negócio.

A partir de um software de gestão, contudo, é possível fazer o controle de vendas de forma fácil, permitindo projetar o crescimento de seu mercadinho e fazer um bom gerenciamento, de forma simplificada. Sendo assim, escolha um software de gestão que entregue gráficos de análise ultra completos.

Com dashboards fáceis de entender, ágeis e dinâmicos, você terá dados confiáveis, fundamentais para a tomada de decisão em sua empresa. Com isso, será possível não só medir suas vendas, mas também planejar seu crescimento.

Como enfrentar esses desafios?

Todos esses problemas de gestão, sejam eles de estoque, de burocracias fiscais, giro de mercadorias e gestão do mercadinho como um todo, podem ser resolvidos com a automação tecnológica da gestão.

Fazer o controle em tempo real do que acontece em seu mercadinho é fundamental para driblar esses desafios, sem dores de cabeça.

Além disso, suas obrigações fiscais nunca foram tão fáceis quanto com um sistema de gestão integrado à SEFAZ, emitindo suas notas de forma descomplicada.

E, que tal crescer o seu negócio?

Fazendo a gestão corretamente e superando os principais problemas enfrentados pelos mercadinhos, você será capaz de oferecer variedade e um bom atendimento a seu cliente. Um sistema é tudo o que você precisa para crescer!

Conheça agora o software que torna o seu mercadinho um negócio grandioso!

Conte com o software da LC Sistemas!

Clique na imagem acima e siga-nos nas redes sociais.

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Share on facebook
Share on telegram
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on email