Cuidar do PDV é de importância vital para o crescimento e sucesso do mercado! Nesse artigo você irá conferir dicas valiosas para proporcionar uma experiência incrível ao seu cliente.
Introdução
Fazer uma boa gestão do ponto de venda (PDV) do seu mercado é essencial para garantir uma boa experiência ao cliente.
Aliás, gostamos de fazer compras em um ambiente organizado, com temperatura agradável, música ambiente no volume certo, todas as seções bem sinalizadas, as etiquetas com preços corretos e os corredores limpos, não é verdade?
Além disso, quando o PDV está desorganizado, o seu negócio corre o risco de ter perdas por vencimento devido à má manipulação dos produtos.
Sendo assim, neste artigo, vamos falar sobre o que pode ser feito para melhorar a experiência do cliente no PDV do seu mercado e assim aumentar as vendas. Aproveite a leitura!
Quais os principais pontos em uma gestão de PDV?
Sabendo da importância de uma boa gestão de PDV, é necessário entender cada ponto dessa gestão que pode aprimorar a experiência do seu cliente no supermercado.
Daremos dicas valiosas para não deixar passar nenhum detalhe e ainda impressionar o cliente e preparar o seu time de craques para o sucesso.
1 – Exposição
Mantenha os produtos expostos em uma ordem lógica, separados por seções e em prateleiras organizadas, pois é fundamental que o seu cliente encontre-os com facilidade.
Caso o seu mercado venda produtos de fabricação própria, deixe uma área para degustação à disposição. Assim, os clientes conseguem provar a qualidade e comprar.
2 – Estoque
Para ter as prateleiras cheias é preciso um bom controle de estoque. Sendo assim, deve-se manter os produtos armazenados de forma correta.
Verificar a data de vencimento e saber quais devem ser expostos primeiro e fazer o pedido ao fornecedor no momento certo, são cuidados imprescindíveis para qualquer negócio que pretende obter uma boa gestão de PDV.
Fazer o controle de estoque de forma manual é um trabalho demorado e bem exaustivo, além de estar sujeito a falhas.
Para agilizar e simplificar essa gestão, o ideal é contar com um sistema de gestão para supermercado, assim, seu estoque sempre estará sob controle, pois em poucos cliques é possível consultar os itens que devem ter a saída priorizada e os itens que precisam de reposição, dentre muitas outras facilidades que a tecnologia pode proporcionar.
3 – Relacionamento com o cliente
Invista pesado na sua equipe, pois são eles quem passam a imagem da empresa no primeiro contato.
Como diz o ditado: a primeira impressão é a que fica, certo? Então, mantenha o seu time bem treinado, que seja capaz de atender com cordialidade, respeito e atenção.
Além disso, sua empresa precisa de pessoas que sejam proativas para propor a solução de problemas, lidar com imprevistos, e, assim, deixar o cliente bem satisfeito.
Dê prioridade para um atendimento humanizado, ou seja, em que as pessoas saibam atender pessoas.
E se quiser fortalecer ainda mais o relacionamento com o cliente, um sistema de gestão para supermercado também pode te ajudar nessa tarefa! Pois você poderá obter informações estratégicas para enviar promoções pontuais e personalisadas com os produtos mais consumidos e até descontos de aniversário.
Depois de conhecer os principais pontos em uma gestão, confira as estratégias para você utilizar no seu supermercado e construir um bom PDV.
Quais estratégias posso utilizar para construir um bom PDV?
No mundo dos negócios, é importante que o empreendedor entenda o perfil do consumidor (que mudou nos últimos anos), pois eles estão mais exigentes com relação a qualidade e preços de serviços ou produtos ofertados.
Não basta ser o melhor, o público quer que a sua empresa mostre quem ela é e porque o seu produto é a melhor opção a ponto de não precisar da concorrência.
Não se trata de conquistar o seu cliente convencendo-o, mas de mostrar a eles seus propósitos e estar à disposição para fazer a diferença na vida do seu público.
Dito isso, está pronto para o próximo desafio? Veja as estratégias que trazemos para você aplicar no PDV do seu supermercado.
Loja bem apresentável
Quando falamos de comércio, é preciso estar ciente que é natural do consumidor julgar pelas aparências, ou seja, as pessoas olham sempre o ambiente a sua volta antes de consumir algo e com o seu produto não será diferente.
Portanto, assegure que o seu ponto de venda esteja apresentável para atender aos clientes.
Para isso, pense desde a fachada da sua empresa até a disposição dos produtos, limpeza e a iluminação do local.
Considere o comportamento do seu público e garanta que ele se sinta confortável para pensar somente na decisão da compra.
Inove! A criatividade pode fazer do seu negócio um diferencial no mercado.
Treinamento para colaboradores
Já citamos aqui a importância da qualidade dos colaboradores no atendimento ao cliente, mas é sempre bom reforçar que um bom atendimento é crucial na decisão de compra. Afinal, um atendimento ruim prejudica a construção de um relacionamento, e consequentemente, a fidelização do cliente.
Por esse motivo, é fundamental um treinamento com os colaboradores para que entendam a importância do seu trabalho, se sintam valorizados e motivados a exercerem suas funções com mais dedicação e produtividade.
Incentive o seu time a ser o melhor!
Hot Points
Tudo no seu mercado é importante e precisa ser pensado para uma boa experiência do cliente. Como dito anteriormente, até mesmo a iluminação importa muito na hora de convencer o cliente a comprar no seu mercado.
Toda loja tem locais de destaque, conhecidos como hot points e é importante saber usá-los.
No entanto, determine corredores de passagem obrigatória ou prateleiras na altura dos olhos para colocar os itens com menos saídas, por exemplo.
Isso estimula a compra de produtos que não possuem bom desempenho no seu PDV e ajuda no aumento das vendas.
Uso da tecnologia como aliada
A tecnologia é um auxílio obrigatório a todo empreendedor que busca o sucesso no seu negócio e um sistema de gestão para supermercado pode ser exatamente o que a sua empresa precisa para resolver as dificuldades do segmento.
Procure as melhores ferramentas disponíveis no mercado para garantir que as suas estratégias e ações sejam efetivas e gerem bons resultados para o seu ponto de venda.
Verifique constantemente os dados de comportamento do seu cliente, identifique quais produtos saem ou não, os dias em que há mais movimentos, e, assim, monte o seu planejamento para solucionar os possíveis problemas.
Ao focar no seu público, você proporciona uma experiência incrível a eles.
Fica evidente que ter uma boa gestão de PDV vai muito além de melhorias no produto e, consequentemente, aumentar as vendas.
Da localização e monitoramento do comportamento do consumidor até o treinamento de colaboradores, todos esses fatores impactam o sucesso da sua empresa.
A tecnologia que proporciona app para balcão, frente de caixa, orçamento (pré-venda), tabela de preços por atacado, alteração do preço do produto no ato da venda etc.
Esses são alguns dos benefícios que você encontra no software da LC Sistemas para a gestão de PDV do seu mercado de maneira ágil e fácil de utilizar.
Depois de conhecer as estratégias perfeitas para uma boa gestão de PDV, experimente a sistema de gestão para mercado que proporciona todos os pontos abordados neste artigo.
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