Entenda porque o seu estabelecimento varejista necessita da tecnologia de gestão!

Entenda porque o seu estabelecimento varejista necessita da tecnologia de gestão!

Trabalhar com um negócio varejista significa trabalhar com inúmeros processos, setores, produtos e peculiaridades específicas, que só o varejista entende!

Saiba, neste artigo, como a tecnologia de gestão pode ajudar o seu negócio a conquistar resultados altamente significantes!

KEYWORDS: Tecnologia de gestão.

🟡 A atuação no mercado do varejo

O setor do varejo é um dos pilares da economia do Brasil. Uma das maiores classes que geram valor para a nação brasileira, sem dúvida, é a dos comerciantes, lojistas e varejistas em geral.

Se você é gestor, proprietário ou participa de um empreendimento no setor varejista, esse artigo é para você!

Quando falamos sobre varejo, consideramos todo tipo de empresa que possua a venda de mercadorias, como foco principal, voltada sempre ao consumidor final.

Normalmente, dentro deste modelo de negócio, os produtos e mercadorias são comercializados em quantidades pequenas, diferente dos atacadistas, onde a quantidade de produtos consumidos ocorre em grandes lotes e o foco são as pessoas jurídicas (CNPJ).

Sendo assim, este tipo de negócio exige atenção e uma administração robusta, de todos os processos internos, como coordenação de equipe de colaboradores, controle de estoque, gestão financeira, a disposição dos produtos em praça, lançamento de promoções; e também dos processos externos, como a própria logística de envio ou recebimento de mercadorias.

Todos estes setores e atividades necessitam de atenção redobrada, independente da dimensão deste empreendimento (micro, médio ou grande negócio).

🟡 Desafios dos negócios varejistas

E bora lá conversar sobre todos os desafios que só um gestor de varejo sabe como é!

Estoque: Uma das maiores complicações que podem surgir durante a gestão de varejo é perder o controle do estoque de mercadorias. Essa situação pode se tornar um grande problema, principalmente quando o volume de recebimento de mercadorias é alto ou recorrente.

Por exemplo: o seu empreendimento pode receber mercadorias em um volume alto, porém, em datas mais espaçadas.

Isso pode dar a impressão de não haver tanta demanda no sentido de entrada de estoque ou lançamentos de produtos, entretanto, torna-se um conflito que pode causar um abarrotamento nas datas delimitadas para o recebimento destas mercadorias, demandando a mobilização de colaboradores suficientes para os recebimentos e equipe para realizar a conferência e entrada das notas fiscais.

Ou seja, isso pode não ser um problema recorrente, mas torna-se um problema que ocorre em dias pontuais.

Do contrário, se o seu empreendimento costuma receber mercadorias durante toda a semana, às vezes, diariamente, isso impacta em colaboradores sempre na força-tarefa diária para concluir estes recebimentos.

De qualquer um dos modos citados, erros podem acontecer e, por menores que sejam, podem impactar no controle da sua área de vendas, dos seus cálculos financeiros, inventários e também na própria organização e armazenamento dos produtos.

Para amenizar essas ocorrências e conquistar o pleno controle em todos os cantos do seu estoque, é necessária uma abertura para a aplicação de tecnologia de gestão, cujas funcionalidades serão direcionadas para entrada, registro, movimentação e saída de mercadorias.

Financeiro: Sem um controle financeiro bem detalhado, o seu empreendimento varejista acaba ficando longe da assertividade sobre custos e lucros do seu negócio.

Por isso, a tecnologia de gestão sempre é procurada, principalmente, pela facilitação dos cálculos financeiros e faturamentos. Saber o ponto de equilíbrio, os custos totais, custos fixos e variáveis e, até mesmo, saber formar o preço de venda de cada produto no varejo sem a tecnologia de gestão, não é tão rápido e simples como pode parecer.

Integrações: Aqui, podemos citar os problemas de integração que podem ocorrer, tanto entre setores e departamentos, quanto integrações com equipamentos.

A integração dos setores significa manter, em um único ponto de controle, o acompanhamento das atividades e processos de cada setor do seu varejo, de ponta a ponta.

Sem o uso da tecnologia de gestão, estes setores não conseguem realmente ficar integrados e nem com uma boa comunicação de dados e informações, o que acarreta no uso de pequenos controles (às vezes, manuais ou em papel), isolados uns dos outros, impactando de maneira maciça na conexão destes setores.

Da mesma maneira, a integração com equipamentos como balanças de checkout, bancadas, impressoras térmicas, terminais de consultas e semelhantes, só existe com uma boa tecnologia de gestão de negócios, especializada em varejo.

🟡 Tecnologia de gestão: a melhor opção para o varejo!

Softwares de gerenciamento, como o da LC Sistemas, são desenvolvidos pensando em otimizar o tempo do gestor, melhorar a conexão entre os departamentos, agilizar as entradas e lançamentos de produtos em estoque, além de possibilitar as melhores tomadas de decisões nos planejamentos de gestão por entregar relatórios completos, detalhados e, principalmente, a possibilidade de ter dados transformados em gráficos (dashboards) inteligentes e sucintos, de fácil entendimento.

É importante compreender que a tecnologia não é algo a se temer, mas sim, interpretá-la como uma ferramenta e um braço-direito do varejista, que está cada vez mais acessível e especializada em melhorias para a coordenação, organização e otimização do negócio modelo varejo.

Você pode saber mais sobre as tecnologias de gestão para o comércio varejista diretamente no site da LC Sistemas.

Se você ainda não conhece o nosso trabalho, vou contar um pouquinho do que a LC Sistemas vem fazendo para beneficiar tantos empreendimentos varejistas no Brasil: A LC Sistemas atua desde 2013 no desenvolvimento de softwares de gestão, construindo sistemas de fácil aprendizado, práticos de usar e de custo acessível no mercado.

Nossa tecnologia se faz presente em mais de 20 estados brasileiros, temos mais de 4 mil PDVs (pontos de venda) ativos, mais de 3 mil clientes e mais de 98% de satisfação. Somos uma empresa reconhecida por trazer soluções inovadoras em tecnologia para os nossos clientes do varejo e também para outros tipos de empreendimento.

Acompanhe também o nosso blog, recheado de dicas inteligentes e certeiras para o seu negócio!

Este artigo ajudou você?

Deixe um comentário para nós, na caixinha logo abaixo.

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Share on facebook
Share on telegram
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on email