Entenda quais são os principais indicadores de gestão para a sua loja de materiais de construção

Entenda quais são os principais indicadores de gestão para a sua loja de materiais de construção

Indicadores de gestão. A melhor maneira de expandir um negócio é, de antemão, ser capaz de compreender o mercado em que está inserido e como funciona o decorrer do fluxo de trabalho dentro de suas dependências.

Lojas atuantes na construção de obras civis possuem altas responsabilidades no dia a dia de trabalho, que podem ser identificadas nos acertos durante as atividades da loja, na conquista de bons fornecedores, na adesão de produtos de ótima qualidade, no atendimento ao cliente e outros pontos cruciais para seguir com o compromisso de ofertar materiais compatíveis com o mercado e que sejam valiosos para as construções da sua cidade.

Ter ciência dessas responsabilidades levará qualquer loja de materiais de construção a um vasto sucesso!

Além de corresponder às responsabilidades referidas acima, outra maneira de alcançar o sucesso e abrir as portas para a expansão, é saber administrar as tarefas diárias em sua loja de materiais de construção, compreendendo efetivamente a maneira com que as vendas se desenrolam e tomando as melhores decisões com base em análises mais profundas dos procedimentos realizados.

SAIBA COMO MEDIR O DESEMPENHO DE SUA LOJA DE MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO

Todo bom gestor tem ciência de que só é possível tomar decisões apropriadas quando existem bons argumentos, contextos e fatos analisados anteriormente.

Uma decisão precipitada ou tardia pode acarretar em danos perigosos para o desenvolvimento do seu negócio!

Também conhecidos como KPIs, ou key performance indicadors, os indicadores de desempenho são ferramentas de análise de processos, funções e atividades que fazem parte do campo de atuação da gestão máxima de um determinado negócio.

Existe uma gama muito ampla de indicadores de gestão, para todos os tipos de negócio.

Entretanto, é preciso entender que os KPIs indicados para um tipo de empreendimento podem não ser viáveis para uma outra empresa.

Desta forma, é sempre importante considerar o modelo de negócio e os objetivos da sua loja de materiais, antes de definir os melhores KPIs para ela.

Todavia, para auxiliar a todos os lojistas do segmento de construção trouxemos aqui, neste artigo, os principais indicadores de gestão mais favoráveis a melhorias dentro de uma loja de materiais de construção.

INDICADORES DE GESTÃO E DESEMPENHO

ROI – RETORNO SOBRE O INVESTIMENTO

O retorno sobre o investimento (ROI) é um indicador elaborado para mensurar como está o andamento de entrada de lucros em sua loja de materiais de construção.

Esse indicador é calculado pela métrica de valores totais recebidos (lucro líquido) em um período de tempo, em relação ao valor total investido.

Este indicador possui uma fórmula já estabelecida, confira:

(lucro líquido – total de investimentos) ÷ investimento = ROI.

Exemplo:

Mês de fevereiro

Investimentos totais: 10.000,00

Lucro líquido: 90.000,00

(90.000,00 – 10.000,00) ÷ 10.000,00 = 8

O retorno sobre o investimento foi de 800%

Com essa avaliação é possível refletir se o seu retorno financeiro está chegando perto do esperado, ou se ele ainda não atingiu o retorno almejado.

É um indicador importante para saber se sua loja de materiais de construção está no caminho certo ou se é necessário realizar mudanças nas ações de venda.

GIRO DE ESTOQUE

Uma loja de materiais de construção possui uma vasta gama de produtos. Com isso, ter ciência do giro de estoque pode lhe ajudar a compreender melhor o fluxo e a movimentação de todos os seus produtos em loja.

O giro do seu estoque é calculado por um indicador que lhe ajuda a perceber quantas vezes o seu estoque é recomposto após as vendas. Em outras palavras, quantas vezes o seu estoque é reposto dentro de um determinado período.

Para negócios com um alto mix de produtos, como é o caso de lojas de materiais, é interessante calcular o giro de estoque da seguinte maneira:

Valor total das vendas ÷ Valor médio do estoque = GdE

Exemplo:

Ano de 2020

Valor total das vendas: 600.000,00

Valor médio do estoque: 50.000,00

600.000,00 ÷ 50.000,00 = 12

Significa que seu estoque gira em média 12 vezes por ano, obtendo uma venda completa de 100% do estoque todos os meses.

O importante deste indicador é conseguir interpretar os dados e avaliar quais produtos estão com saída frequente em sua loja, quais estão com saída mediana e quais permanecem por muito tempo dentro do estoque.

Dessa maneira, é possível ajustar as ações de venda, promoções e ampliar os seus projetos de alcance de público e criar novas estratégias de comercialização de determinados produtos.

TAXA DE CONVERSÃO

A taxa de conversão é baseada, por exemplo, no número de vendas efetuadas durante um determinado período de tempo em sua loja de materiais, em relação ao número de visitantes que tiveram acesso à sua loja, seja de forma presencial (clientes que adentraram à sua loja física), ou de maneira on-line (clientes que entraram em seu website ou e-commerce).

Esse indicador é calculado de uma maneira bem simples e, portanto, saiba que ele pode ser medido tanto por lojas de materiais de construção que atendem de forma presencial, quanto de forma on-line, basta obter o cálculo das métricas necessárias disponíveis, para, em seguida, calcular este indicador.

Primeiramente, defina o período a ser avaliado. Caso o período seja, por exemplo, de 01 mês e se a sua loja de materiais possui vendas exclusivamente de forma on-line, as métricas necessárias são: quantidade de visitantes em seu site de e-commerce em 01 mês e quantidade de vendas efetuadas neste mesmo período por meio do site.

Agora, basta dividir o total de vendas efetuadas pelo número de visitas no site para descobrir a taxa de conversão. Para ficar de forma mais clara, transforme esse valor em porcentagem.

Exemplo:

Mês de Janeiro

Quantidade de vendas pelo site = 30

Quantidade de visitantes no site = 1800

30 ÷ 1800 = 0,0167 = 2%.

Portanto, a taxa de conversão corresponde a 2%.

Para o caso de loja física, é importante obter um software de gestão automatizado, para ter acesso a estes e outros tipos de métricas de vendas.

Entretanto, caso a sua loja de materiais de construção não possua um software de gestão, é necessário percorrer por um caminho um pouco antigo: entregando senhas a todos os clientes diariamente para conseguir calcular a métrica mensal de visitantes em seu estabelecimento.

Feito isso, é necessário obter o registro de todas as vendas fechadas no mês, para então realizar o cálculo, da mesma maneira mencionada acima.

Trabalhoso, não é mesmo? Posto isso, a ausência de um software de gestão em uma loja de materiais de construção pode tornar estes cálculos muito demorados, extensos, agregando margem de erro ou perda de dados durante estes registros manuais.

Já, um sistema de gestão, compõe estes dados de forma intuitiva e dinâmica, facilitando o cálculo destes KPIs em forma de relatórios automáticos.

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